top of page
 Curso de Zootecnia do CCA/UFPB é Conceito 4

    Para a nossa alegria, o Curso de Zootecnia do CCA-Areia, foi o terceiro mais bem avaliado entre todos os cursos da UFPB e o terceiro do Nordeste na área de Zootecnia.

 Este ano teremos nova avaliação e a Coordenação do Curso vai trabalhar, juntamente com os alunos visando à manutenção ou avanço deste conceito.

   A prova esse ano ocorrerá no dia 24/11 e será submetido a esta prova os alunos que tem expectativa de conclusão de curso até julho de 2014, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% da carga horária do curso. 

    Estudantes dispensados de inscrição do Enade 2013: Estudantes que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2013

Zootecnia- Histórico

    Após o desligamento da ciência que estudava a produção animal da área agronômica, o Conde Gasparin, por volta de 1843, na França, criou a palavra "zootechnie", formada pelos radicais gregos "zoon" e "tecnê", para designar o conjunto de conhecimentos já existentes relativos à criação de animais domésticos.

   Desta forma, o objeto da zootecnia é o animal doméstico, ou seja, o animal que pertence a uma espécie criada e reproduzida pelo homem, dotada de mansidão hereditária e que proporciona algum proveito ao homem.

    Segundo Domingues (1998), a Zootecnia, para a cultura latina, como ciência, nasceu em 1848, na França, no “Instituto Versailles” com a criação de uma disciplina destinada ao estudo da criação de animais domésticos. O primeiro mestre de Zootecnia é considerado o Professor Emile Vandement.
      Por volta de 1907 chega ao Brasil o professor Nicolau Athanassof, graduado em Gembloux, na Bélgica, para atuar como professor de Zootecnia na Escola Agrícola Luiz de Queiroz, em Piracicaba, Estado de São Paulo, onde lançou livros e escreveu folhetos relacionados à área.
No ano de 1929, o Professor Octávio Domingues definiu Zootecnia da seguinte forma: “É a ciência aplicada que estuda e aperfeiçoa os meios de promover a adaptação econômica do animal ao ambiente criatório, e deste àquele”.​



Leia mais em: http://w3.ufsm.br/zootecnia/index.php?option=com_content&task=view&id=13&Itemid=40 

Os estudantes requerem novas tecnologias de ensino

  O desenvolvimento de diferentes competências para ensinar e aprender neste início de século converge para uma ação pedagógica crítica e transformadora e a utilização de ferramentas e recursos das tecnologias educacionais pode significar aprender a aprender, modificando os paradigmas educacionais vigentes até então, e apontando a necessidade de modificações nos papéis dos sujeitos envolvidos neste processo.



    O uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) possibilitam a apresentação de informações de maneira organizada e o desenvolvimento de interações entre pessoas e objetos de conhecimento, bem como, elaboração e socialização de produções, vislumbrando atingir objetivos educacionais pré-determinados. 

 

Feira das Profissões - 2013

    Parabéns a toda equipe da Zootecnia que colocou a mão na massa e trabalhou duro antes, durante e depois da IV Feira das Profissões, vocês fizeram do nosso evento um sucesso.

  Agradecemos também aos apoiadores: Departamento de Zootecnia, as empresas LEITE CARIRIA PARAIBANA, ao empresário Mario Filho, a Delza da Costa Ribeiro e aos professores do nosso Departamento.

 

 

                                                      À Coordenação

      

 

Notícias

 Fim de Semana Zootécnico

Participe de cursos nas mais diversas áreas de estudo

 

  • Data = 5 e 6 de julho

  • Local = Setores da zootecnia

  • Inscrições = fimdesemanazootecnico

@gmail.com

  • Valor = 15 reais

  • Público = Alunos do Curso de Zootecnia até o 5 período

 

ATENÇÃO

  Prezado(a) Concluinte do Curso de Zootecnia, inscrito no ENADE 2013: Encontra-se aberto o prazo para resposta eletrônica do Questionário do estudante, disponível no endereço:

 

http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/

 

Lembramos, ainda, que o preenchimento do questionário é condição para o estudante saber seu local de prova.

Coordenação de Zootecnia  

Centro Acadêmico de Zootecnia

    Os Diretórios Acadêmicos são entidades que representam os interesses dos estudantes junto à faculdade, cumprem a finalidade de organizar atividades direcionadas para a melhoria da qualidade do ensino superior, de realizar confraternizações, de elaborar e implementar projetos acadêmicos.

   São também os responsáveis pela integração social e cultural dos estudantes. 

     A representação acadêmica é algo sério que não se resume apenas a bailes, festas e jogos, sua função é muito mais abrangente.

Ser Zootecnista

    

"Ser Zootecnista é poder contribuir com o desenvolvimento da pecuária nacional, aumentando a produtividade dos rebanhos e das propriedades, otimizando os custos de produção, incrementando a rentabilidade dos investimentos, atendendo os princípios de bem estar animal e respeitando os preceitos de responsabilidade e sustentabilidade ambiental"

— Prof. Severino Gonzaga, CCA

" A Zootecnia tem um significado de vida. A vida dos próprios animais que, em vida, produzem para a vida do homem e, alguns, que mesmo após a sua vida continuam a manter a vida do homem como fonte de alimento. Significa, também, não apenas o meio de vida do criador, mas a própria essência de sua vida do ponto de vista cultural, emocional, social e econômica."

— Prof. Edgard Pimenta, CCA

bottom of page